Quem somos

O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado, SINTRAHG, foi fundado no dia 20 de março de 1989, ainda com o nome de Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado.

Surgiu da necessidade de uma entidade de classe representativa e de luta pelos direitos da categoria – dos trabalhadores e trabalhadoras em hotéis e restaurantes – que, na época, já tinha uma importância muito grande na economia da cidade de Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil e da América Latina.

A assembleia de fundação do SINTRAHG contou com 116 trabalhadores e trabalhadoras que elegeram a primeira diretoria da entidade, presidida por José Alzemiro da Silva, o “Zé da Kombi”.

Uma parceria com o Sindicato da Construção Imobiliária, que durou por 12 anos, foi decisiva para que o SINTRAHG se estruturar e oferecer benefícios e atendimentos à categoria.

No ano de 2001, Luiz Mirapalhete, o “Chuí”, assumiu a presidência do Sindicato após três mandatos consecutivos do “zé da Kombi”. Neste mesmo ano o SINTRAHG adquiriu sua sede própria.

No dia 20 de março de 2009, exatos 20 anos após a fundação o SINTRAHG, Luiz Franciscone assumiu a presidência e trouxe consigo uma grande experiência acumulada, já que acompanhou o Sindicato em toda sua evolução. Franciscone havia sido vice-presidente por dois mandatos  junto a Zé da Kombi e por dois mandatos junto a Chuí.

Em uma  nova fase de renovação, inaugurada em 2017,  Marcionil Rodrigues Martins assumiu a presidência, justamente em um período de duros ataques aos direitos dos trabalhadores. Marcionil mostrou grande capacidade diretiva e de posicionamento classista da entidade.

Agora, em 2021, o jovem Rodrigo Callais, que ocupava o cargo de vice-presidente no mandato de Marcionil, assume a presidencia do SINTRAHG com grandes e novos desafios: resistir e lutar pelo reconhecimento da categoria, melhorando salários e as condições de trabalho, já que é esta a principal atividade econômica de Gramado. “Merecemos ser valorizados, ampliando o protagonismo da categoria inspirado em um sindicalismo classista e de luta, estes serão nossos objetivos”, afirmou Callais.

MISSÃO

Unir e representar os trabalhadores e as trabalhadoras em hotelaria e gastronomia de Gramado para defender e ampliar seus direitos trabalhistas, e oferecer acolhimento, serviços e assistência de qualidade para suas famílias.

VISÃO

Ser referência no RS e no Brasil como sindicato classista renovado, moderno, dinâmico, transparente e conectado nas principais necessidades da categoria e da sociedade.

PROPÓSITO

Contribuir na luta por uma sociedade mais justa, solidária e livre da exploração. Fazer com que o Brasil retome o seu desenvolvimento com democracia, soberania e valorização do trabalho para que tenhamos um futuro mais feliz e próspero para todos e todas.

VALORES

União, Combatividade, Representatividade, Diálogo, Solidariedade, Transparência, Inovação, Sustentabilidade, renovação classista.

DIRETORIA

PRESIDENTE