CTB RS declara apoio à recondução de Paulo Paim ao Senado em 2026

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB RS), junto às demais centrais sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Nova Central e Pública, manifestou oficialmente seu apoio à candidatura à reeleição do senador Paulo Paim (PT-RS) para o Senado Federal nas eleições de 2026.

O anúncio foi feito após uma reunião realizada nesta quarta-feira (17/09) com o deputado estadual Valdeci Oliveira, presidente do PT gaúcho. O encontro teve como objetivo consolidar o apoio do Fórum das Centrais Sindicais à recondução de Paim, destacando sua relevância como liderança histórica da classe trabalhadora, dos aposentados e do movimento sindical.

Apoio estratégico em um cenário decisivo

Para as centrais, as eleições de 2026 serão decisivas não apenas para a manutenção de um governo progressista com a reeleição do presidente Lula, mas também para a formação de uma base sólida no Congresso Nacional – especialmente no Senado – que possa sustentar as transformações sociais e econômicas necessárias ao país.

Nesse contexto, a reeleição de Paulo Paim assume papel estratégico. Como afirma o documento conjunto assinado pelas entidades, “sem uma bancada sólida e comprometida, torna-se inviável enfrentar os ataques das forças conservadoras e sustentar os avanços que melhoram a vida do povo trabalhador”.

Uma trajetória de coerência e compromisso com a classe trabalhadora

A nota pública elaborada pelas centrais, federações e sindicatos ressalta a atuação de Paim como uma voz firme na defesa de pautas essenciais para os trabalhadores e trabalhadoras. Entre os destaques de sua atuação no Senado estão:

•   A defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários;
•   A luta pela isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil;
•   A proposta de taxação das grandes fortunas;
•   O enfrentamento à reforma trabalhista, com propostas legislativas para recuperar direitos perdidos;
•   O combate à discriminação racial e a promoção da justiça social .

“Paulo Paim tem trajetória marcada pela ética, pela coerência e pela defesa intransigente da dignidade de quem vive do próprio trabalho”, afirma a nota.

Pela construção de uma frente ampla progressista

Além da viabilidade eleitoral, as centrais reforçam que a candidatura de Paim pode contribuir significativamente para a construção de uma grande frente ampla progressista, unificada na defesa de um projeto de país soberano, justo e democrático – também no Rio Grande do Sul, na disputa pelo governo do estado.

“Estamos com Paim porque ele sempre esteve conosco. Reeleger o senador é fortalecer a democracia e o campo popular”, declarou o presidente da CTB RS, Rodrigo Callais.

Além das centrais, diversas federações e sindicatos de trabalhadores do Rio Grande do Sul também assinam a nota (veja abaixo).

SINTRAHG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.