Participe do Plebiscito sobre as privatizações no RS

Entre os dias 16 e 23 de outubro as centrais sindicais e sindicatos realizarão o Plebiscito Popular RS para saber a opinião da população gaúcha sobre as privatizações promovidas pelo governo Eduardo Leite(PSDB). Entre as empresas que estão na mira do governo para ser vendidas estão: Corsan, Banrisul, Procergs, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

A iniciativa integra a campanha Primavera da Democracia organizada pelas centrais sindicais, sindicatos e federações de trabalhadores e movimentos sociais e populares.

A consulta à população sobre a venda de estatais era uma condição prevista na constituição estadual, mas a exigência foi derrubada em votação de segundo turno na Assembleia Legislativa (Alergs) no dia 1º de junho deste ano. Com isso, o governo estadual obteve sinal verde para encaminhar as privatizações.

No mês seguinte, os deputados aprovaram por maioria de votos um pacote de privatizações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). Em agosto, foi autorizada também pelos deputados estaduais a privatização da Corsan.

Acesse o site e partipe: https://decidimrs.com.br/