SINDICATO APRESENTA PROPOSTAS PARA ENFRENTAR A PANDEMIA COM FOCO NOS EMPREGOS E PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES

O Sindicato dos trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado esteve reunido com a Frente Parlamentar na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado na manhã desta quarta-feira, 12, para tratar dos impactos da pandemia, a retomada econômica e o
enfrentamento a Covid.

O Sindicato esteve representado pelo seu presidente, Rodrigo Callais, e pelo diretor de Mobilização e Propaganda da entidade, Silvano Silva. Entre as propostas apresentadas pelo Sindicato estão:

– intensificar a pressão pela Vacina já, sendo esta a única maneira de retomar integralmente a economia e salvar vidas;

– seguir lutando para que o governo federal conceda um auxílio emergencial de 600 reais, tendo em vista que o atual é muito baixo;

– mais apoio às pequenas e médias empresas para que não fechem;

– no município: melhorar a fiscalização no município para o efetivo cumprimento das normas de distanciamento e enfrentamento da pandemia;

– a criação de um auxilio emergencial municipal;

– divulgação e implantação do auxilio emergencial aprovado pelo governo do Estado que beneficia o setor;

– mais assistência para as famílias que estão passando por dificuldades no município;

– criação de programas de qualificação e retomada dos empregos no âmbito local;

– e ampliação da promoção da cidade de Gramado como principal destino nacional para o turismo seguro e responsável durante a pandemia.

Além dessas propostas, o Sindicato solicitou apoio para a campanha A FOME NÃO ESPERA que é realizada em um esforço conjunto entre as entidades que representam os trabalhadores e empresários locais do setor. “O momento exige que estejamos unidos e articulemos políticas públicas seguras e ousadas para a recuperação econômica e dos empregos em Gramado e na região”, apontou Callais.

“Sabemos que esta é a principal atividade econômica do município, portanto estamos entre os mais atingidos. Muitos desses trabalhadores até retornaram para suas cidades-natais, visto que o valor dos aluguéis em Gramado é muito alto”, alertou Callais.

A Frente Parlamentar é integrada pelo presidente Renan Sartori (MDB), o vice é o vereador Neri da Farmácia (Progressistas) e conta ainda com Cícero Altreiter (MDB). “A finalidade destes encontros é justamente ouvir as sugestões dos segmentos da sociedade e buscar o melhor para todos”, afirmou o presidente Renan. Também participou da reunião o vereador Celso Fioreze (PSDB).

As demandas apresentadas pelo Sindicato farão parte de um relatório a ser apresentado pela Frente Parlamentar ao município.

“Esperamos que possa haver um esforço conjunto e investimento local para a retomada da economia e proteção aos mais vulneráveis, e que se leve em conta todos os sacrifícios e riscos que os trabalhadores, trabalhadoras e suas famílias têm vivenciado desde o início dessa pandemia”, disse Callais.