Na sexta-feira, 28, o Sindicato realizou assembleia na Downtown Pub e Beer Store para regularização do funcionamento da taxa de serviço já que a empresa estava realizando a cobrança sem o devido acordo coletivo de trabalho e, por causa disso, já havia sido notificada extrajudicialmente para regularizar a situação.
Avanço: proposta aprovada não exclui recebimento por causa de atestado médico
Após debate com os trabalhadores e as trabalhadoras foi alterada uma cláusula – aquela que trata da distribuição da taxa de serviço quando da apresentação de justificativa legal no caso de falta (atestado médico ou as previstas no art. 473 da CLT). Inicialmente, segundo proposta apresentada pela empresa, o empregado em atestado médico não receberia, porém foi a votação e prevaleceu uma visão mais integrada e solidária com a manutenção do recebimento para quem estiver em situação comprovada de tratamento de saúde.
O diretor do Sindicato, Silvano ‘Narizinho”, explicou a importância do entendimento principalmente em um momento de pandemia no qual ninguém está livre de ser contaminado pois praticamente “todos e todas estão na linha de frente”.
Já o presidente Rodrigo Callais salientou a importância da regulamentação da taxa de serviço a ser paga em folha de pagamento, gerando média para décimo terceiro, férias, contribuição previdenciária e FGTS.
Campanha de sócios
A assembleia, que seguiu todos os requisitos de segurança e distanciamento, também serviu para os representantes do Sindicato mostrarem as vantagens de ser associado e também foi entregue o jornal da entidade, Fique Ligado.