ACTS da Taxa de Serviço no Hotel Villa Bella e Hotel Bavária

Duas assembleias para definição dos Acordos Coletivos (ACTs) sobre a taxa de serviço ocorreram no final da semana passada: Hotel Villa Bella, dia 21, e Hotel Bavária, no dia 22.

Hotel Villa Bella

No Villa Bella foi aprovado ACT por dois anos. Além da aprovação do funcionamento da taxa de serviço foi definido regulamento, também incluso no ACT, das gratificações pagas pela empresa para seus funcionários de acordo com requisitos como assiduidade, pontualidade, participação com  idéias para melhorar o atendimento e satisfação do cliente, idéias que melhorem o funcionamento do hotel e que possam apresentar redução de custos, além disso a escolha como destaque da equipe e liderança competente pelos colegas. Estes prêmios são pagos ao final de cada semestre e variam de 20% à 180% do piso normativo da categoria.

Acordo no Villa Bella válido por 2 anos

Hotel Bavária

No Hotel Bavária a empresa propôs uma alteração no funcionamento da distribuição da Taxa de Serviço: queria mudar do formato que funciona hoje, mais igualitário, para outra forma, baseada em pontos e avaliações individuais – meritocracia.

Valeu a união por uma Taxa mais igualitária

O SINTRAHG tem defendido sempre que a Taxa de Serviço é uma produção do coletivo no dia a dia da empresa, por isso deve ser distribuída da maneira mais igualitária possível.

Para evitar pressão das chefias, a escolha do formato foi decidida em votação secreta pelos funcionários. Venceu a proposta de manutenção da forma mais igualitária de distribuição dos 10%, como fora defendido pelo Sindicato. O resultado foi de 32 votos contra a proposta da empresa e 06 a favor.

O diretor do SINTRAHG, Silvano “Narizinho”, explicou que a empresa deve valorizar o empregado no seu salário, não na taxa de serviço, porque quando paga-se mais para um, está sendo pago menos para os outros.

As reuniões foram acompanhadas por Silvano e pelo presidente do SINTRAHG, Rodrigo Callais. Eles aproveitaram para mostrar os benefícios de ser associado ao Sindicato.