ASSEMBLEIAS DEFINEM REGULAMENTAÇÃO DA TAXA DE SERVIÇO

Nesta semana ocorreram diversas assembleias para definição e regulamentação da taxa de serviço nos setores da hotelaria e gastronomia de Gramado com atuação intensa do Sindicato. As empresas foram Heilege Pub, Hotel Sky Vale, Hotel Sky Chalés da Montanha e
Hotel Micheline.

As assembleias ocorreram de forma segura, respeitando os protocolos de distanciamento e com a participação democrática dos trabalhadores e trabalhadoras.

No geral, após cada debate, houve votação e aprovação dos Acordos Coletivos de Trabalho, ACT, relativos a distribuição dos valores oriundos da taxa de serviço.

O presidente do Sindicato Rodrigo Callais, que coordenou as assembleias ao lado do diretor Silvano ‘Narizinho’, ressaltou que “todas as empresas que cobram taxa de serviço de seus clientes devem firmar ACT com o Sindicato para regulamentar a forma de distribuição para os empregados”.

Segundo a legislação, a taxa de serviço deve ser sempre paga em folha de pagamento. Caso não haja pagamento por parte das empresas, ou o chamado ‘pagamento por fora’, isto deve ser denunciado ao Sindicato.