Campanha salarial 2021: assembleia aprova pauta de reivindicações

Assembleia geral dos trabalhadores e trabalhadoras em hotelaria e gastronomia de Gramado, ocorrida nesta quinta-feira, 23, aprovou a pauta da categoria para este ano, com destaque para a consulta virtual realizada pelo Sintrahg que ajudou a subsidiar a lista de prioridades a serem reivindicadas.

Índice

Para o reajuste dos salários, ficou definido que a reivindicação será pela reposição integral da inflação (INPC) com base no mês de novembro, que deverá ficar acima dos 10%, mais 3% de aumento real.

Outra prioridade, e que foi o item mais votado da pesquisa virtual, será a valorização do piso de categoria, que hoje está em R$ 1.355. O valor pedido será de R$ 1.600.

Direitos da Convenção Coletiva Trabalho – CCT

Além do reajuste, o Sintrahg vai defender a manutenção e ampliação dos direitos da CCT da categoria, veja as principais reivindicações:

– Reajuste no auxílio-creche de 100%: nosso auxílio-creche ainda possui um valor baixo, por isso vamos reivindicar que ele dobre tendo em vista ser muito importante para as mães e crianças

– Reajuste no adicional por tempo de serviço: anuênio e quinquênios

– Reajuste no auxílio-educação

– Reajuste no abono qualificação profissional

– Pagamento de grau máximo de insalubridade (40%) para as camareiras

– Auxilio combustível no valor de R$ 150 e redução no desconto do vale-transporte para 3%

– Pagamento do salário no máximo até o 5º dia do mês, independente se cai no sábado, domingo ou feriado

– Aumento no adicional noturno para 40%, das 22h até o termino da jornada de trabalho

– Ampliação da estabilidade para 90 dias após o período da Licença Maternidade

Pesquisa

Nesta ano, o Sintrahg trouxe uma importante inovação: a pesquisa virtual sobre a campanha salarial. Cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras da base participaram. No geral, deram apoio ao conjunto de reivindicações, com destaque para o reajuste de piso e dos salários. Ou seja, a grande preocupação da categoria neste ano está na perda da renda em virtude da inflação.

Para o presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais, a pesquisa proporcionou criar um processo participativo e inovador para estimular a democracia e a transparência na gestão sindical. “Ficamos muito satisfeitos com a participação da categoria, por isso vamos seguir experimentando essas novas formas de interação para aproximar cada vez mais o sindicato da nossa base”.

Ganhador

Foi sorteado um Smartphone Samsung A10 entre os participantes da pesquisa, e o ganhador foi um trabalhador da hotelaria (Hotel Siena), Flavio Michel Junior.

Valorização padrão Gramado

As negociações da campanha, que neste ano tem como slogan queremos Valorização Padrão Gramado, terá um primeiro encontro com a patronal na próxima segunda-feira, 27, para entrega da pauta de reivindicações.

“Se Gramado é reconhecida como um polo turístico no Brasil e na América Latina, isso também se deve a dois segmentos profissionais muito importantes que, com sua dedicação e a qualidade do seu trabalho, fazem a cidade funcionar e receber bem os visitantes: são os trabalhadores e as trabalhadoras da hotelaria e da gastronomia”, disse o presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais.

Callais acrescenta que espera uma negociação de alto nível com a patronal, tendo em vista que é um momento de sensibilidade porque a inflação esperada para novembro pode ser a maior desde 1997 e a categoria sempre esteve na linha de frente, e foi das que mais sofreu com a pandemia. “Agora é preciso valorizar essa dedicação. Nossos salários vêm sendo corroídos pela inflação e perdendo poder de compra. Só em 2021, a cesta básica no RS teve aumento de mais de 25%. Além disso, é preciso manter e valorizar nossos direitos sociais da Convenção Coletiva – são os direitos que o Sindicato conquistou e que a nova Lei trabalhista não garante mais”, completou.