Entre os dias 07 e 08 de agosto, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou da reunião do 13º Fórum Sindical dos Brics, em Sochi, na Rússia. A CTB fou representada por Assis Melo, presidente do Fitmetal, Carlos Muller, secretário Adjunto de Relações Internacionais e Rodrigo Callais, secretário de Políticas para a Juventude Trabalhadora da CTB e presidente do Sintrahg.
Callais destacou que é essencial que este fórum não seja apenas para debate, mas também construa soluções concretas para as questões que afetam a classe trabalhadora globalmente. “Este certamente é o principal fórum de debate da classe trabalhadora em nível mundial, o movimento sindical dos país que compõem o BRICS, os 5 país fundadores mais os país que recentemente entraram no bloco, que tem mudado as relações construindo um mundo multipolar baseado na cooperação entre os povos. Estar aqui construindo junto com os outros países o futuro, mas principalmente o presente da classe trabalhadora é sem dúvidas muito importante. A CTB que se consolidou como uma das maiores Centrais Sindicais do Brasil tem um papel fundamental, nossa delegação estará nos próximos dias empenhada na construção de uma resolução, que será apresentada na Cúpula dos BRICS aos chefes de estado, que contemple os interesses da classe trabalhadora”, disse o dirigente sindical.
O Brics é uma coalizão econômica composta, incialmente, por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, que visa compartilhar experiências e fortalecer as economias dos países participantes. Em 2024, foi integrado a esse grupo mais cinco países: Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã. O objetivo é aumentar a influência e o protagonismo desses países no cenário global, defendendo interesses econômicos e sociais comuns, promovendo a colaboração entre os membros e atuando como uma alternativa à dominação das nações desenvolvidas nos fóruns internacionais.