Em acordo, restaurante de Gramado muda taxa de serviço para 13%

A mudança no percentual cobrado pela taxa de serviço foi aprovada em assembleia geral pelos trabalhadores no final de agosto no restaurante Colosseo, de Gramado. O Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, foi homologado e a empresa, com a decisão, passou a cobrar de seus clientes a taxa de serviço de 13%.

Segundo o presidente do SINTRAHG, Rodrigo Callais, “isso é muito importante para os trabalhadores, pois aumenta significativamente o valor recebido por cada empregado referente a taxa de serviço. Já tivemos conversas com várias empresas nesse sentido, inclusive já existem outras cobrando, mas de maneira formalizada e registrada no MTE através de ACT, o Restaurante Colosseo foi o pioneiro”, disse.

Ainda, segundo Callais, Gramado tem um atendimento diferenciado, de excelência, todas as empresas que considerarem que o perfil do seu público poderá pagar 12% ou 13%, sem questionar o valor cobrado, podem realizar essa prática. “Entendemos que isso aumenta a remuneração do empregado e qualifica ainda mais o serviço prestado, o Sindicato seguira incentivando essa prática”, completou.

O SINTRAHG informou ainda que existe uma tendência para que a cobrança da taxa de serviço passe para 12% ou 13% como já se pratica em alguns lugares como Rio de Janeiro, São Paulo e países da Europa.