Integração Brasil / Uruguai  / Argentina une sindicatos de trabalhadores da área do Turismo

Ocorreu nesta segunda-feira, 25, o primeiro encontro do Ciclo de Conversas Turismo, trabalho e movimento sindical, promovido pelo grupo “Patrimônio, Turismo e Memória” da Área de Estudos Turísticos (CURE / Udelar) e a filial Maldonado do Sindicato Único Gastronomico y Hotelero del Uruguay (SUGHU), para  o qual o Sintrahg foi convidado como representante do Brasil.

Participaram Óscar Andino, secretário-geral do SUGHU-Maldonado, Rodrigo Callais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (SINTRAHG) e Nancy Tudoroff secretária da Unión de Trabajadores del Turismo, Hoteleros y Gastronómicos de la República Argentina (UTHGRA), filial Mar del Plata.

O encontro serviu para discutir temas e trocar informações sobre a situação e as perspectivas do trabalho turístico nos três países.

Segundo Rodrigo Callais, o encontro serviu para troca de experiências entre as entidades dos três países, principalmente como cada país enfrentou a pandemia e seus efeitos para os trabalhadores. “Fica claro que nossos desafios a curto, médio e longo prazos são muito semelhantes, mas quando o assunto é a pandemia e seus efeitos, é evidente que a pior situação é a do Brasil, o negacionismo impactou muito mais a vida dos nossos trabalhadores do que a forma como os governos dos nossos vizinhos trataram a crise sanitária”.

Ainda, segundo Callais, este foi o primeiro encontro. Logo devem haver outros. “Isto é muito importante porque os desafios dos trabalhadores e das trabalhadoras vão muito além das fronteiras, essa integração contribui para melhor entendermos o capitalismo globalizado e seus desdobramentos sobre os povos”, completou.