Presidente do Sintrahg dá entrevistas sobre campanha salarial

A manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, teve uma agenda cheia de entrevistas para a direção do Sintrahg a respeito da campanha salarial da categoria da hotelaria e gastronomia de Gramado. Foram duas entrevistas: na rádio Massa e na Verdes Campos.

O presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais, esteve acompanhado do diretor Silvano “Narizinho”. Nas suas falas, aproveitaram para atualizar a categoria sobre como andam as negociações junto aos patrões, já que ocorreram duas reuniões até o momento: no dia 04 e no dia 19.

O consenso no Sintrahg é de que os patrões frustaram a categoria nesse início de negociações, pois sua postura foi de negar sequer a reposição da inflação nos salários e ainda ameaçaram com retirada de direitos.

Tal sinalização dos patrões, segundo avaliação do Sintrahg, ficou distante do que a categoria espera, com sua campanha que neste ano cujo slogan é “queremos VALORIZAÇÃO PADRÃO GRAMADO”.

“Infelizmente, a patronal não tem levado em consideração as perdas dos trabalhadores durante a pandemia, oriundas das reduções de salário ou suspensão de contrato; nem tem tido a sensibilidade diante da carestia de preços, principalmente dos alimentos”, relatou Callais.

Isso contradiz, segundo ele, com a positiva e surpreendente retomada do setor desde junho. “A própria posição patronal de que a expectativa é muito boa para os próximos meses deveria justificar uma postura mais sintonizada com os anseios da categoria. Esta que tem se sacrificado ao longo desta pandemia, com a exposição ao vírus em momentos em que a doença não estava controlada e nem havia ainda a vacinação, em momentos nos quais a cidade já estava lotada de turistas; nada disso tem sido levado em consideração na hora do reajuste do salário”.

Reajuste com aumento real

Callais reafirmou a disposição de diálogo do Sintrahg para que se chegue o mais breve possível a um acordo com os patrões, mas que a prioridade é a reposição da inflação nos salários e a valorização do piso da categoria, além da manutenção dos direitos.

“Nós, do Sindicato, seguimos apostando no diálogo para que tenhamos um bom acordo, com um reajuste justo e a preservação dos direitos de quem trabalha na hotelaria e gastronomia de Gramado”, disse. “Acompanhe pelas nossas redes sociais, participe e apoie a luta do Sindicato pela valorização da nossa categoria!”, concluiu.

A próxima reunião com o setor patronal será no dia 28.