O governo do Estado confirmou nesta quinta-feira (22) a atualização de alguns protocolos do modelo de distanciamento controlado. A decisão foi tomada em reunião do Gabinete de Crise, e as novas medidas passam a valer a partir da 0h de sábado (24). Sindicato alerta para atenção às medidas de segurança e distanciamento.
Foram alteradas regras para restaurantes, parques, museus, condomínios e competições oficiais na bandeira vermelha – o limite para cogestão no atual cenário de bandeira preta no Rio Grande do Sul. O decreto com as alterações será publicado nesta sexta-feira (23).
TODOS PRECISAM CUIDAR DE TODOS
Na decisão, os especialistas do Gabinete de Crise chamaram a atenção para a necessidade de se cumprirem os protocolos em todas as bandeiras.
Isto é reforçado pelo presidente do Sindicato, Rodrigo Callais. “Temos que nos preocupar com a segurança e a saude de trabalhadores e clientes. Por isso é fundamental o uso obrigatório e correto de máscara, distanciamento físico, não aglomeração, manutenção de janelas e portas abertas ou sistema de renovação de ar, além da limpeza constante das mãos e dos ambientes”, alertou. “Temos que estar muito vigilantes quanto ao cumprimento dos protocolos, pois temos de proteger a saúde e a vida dos trabalhadores e clientes, isto é fundamental para que haja a retomada gradativa da economia.”
Para Callais, cada trabalhador e trabalhadora das áreas da hotelaria e gastronomia precisam ser fiscais das medidas de segurança, orientar clientes e colegas, para que todos estejam protegidos ao máximo nos seus locais de trabalho e nas suas atividades.
CONFIRA O QUE MUDA A PARTIR DE SÁBADO:
Regra geral de horários
Restaurantes
Autorização de operação presencial em restaurantes, lancherias, cafeterias e similares até as 22h para ingresso de clientes e saída até as 23h, também aos finais de semana e feriados.
Protocolos na bandeira vermelha
Parques
Autorização para parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos receberem público, desde que limitado a 25% da capacidade, tanto em espaços abertos quanto fechados, exclusivamente para locais com Selo Turismo Responsável.
Parques temáticos, parques de diversão, parques de aventura, parques aquáticos, atrativos turísticos e similares já estavam autorizados a abrir espaços abertos e, agora, poderão abrir espaços fechados também, desde que respeitado o limite de 25% da lotação e o Selo Turismo Responsável.
Museus
Os museus poderão abrir ao público, com limite de 25% da capacidade e grupos de no máximo seis pessoas por monitor, mediante agendamento.
Condomínios
Será permitido o acesso a áreas de lazer para crianças, somente em espaços abertos, nos condomínios. No entanto, áreas comuns, como espreguiçadeiras, saunas, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento, devem permanecer fechadas.
Campeonatos oficiais de futebol
Foi retirada a restrição de horário para realização de campeonatos esportivos oficiais. Com isso, jogos de futebol podem voltar a ocorrer a qualquer horário (antes o limite era 20h). Segue a proibição de público nos estádios.
Outras competições esportivas
Autorização exclusiva para campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema Nacional do Desporto (SND).Precisam de autorização prévia dos municípios sede e participação exclusiva de atletas federados ou inscritos em entidades reconhecidas pelo SND. Também com proibição de público.
Com informações GZH