SINDICATO ENTRA COM AÇÃO POR MELHOR ÍNDICE DE CORREÇÃO MONETÁRIA DO FGTS

O Sindicato entrou com ação coletiva em nome dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas da Hotelaria e Gastronomia de Gramado para alteração no índice de correção do FGTS, de forma que este possa conferir melhor rentabilidade. Atualmente, a correção é feita pela taxa referencial (TR) fixada pelo Banco Central. O tema vai a julgamento no STF no próximo dia 13 de maio tendo em vista que há multiplas ações neste sentido.

A TR foi criada para indicar a previsão da inflação, mas com o passar do tempo tem apresentado índices diferentes e menores do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Com a TR está havendo um prejuízo, por isso muitos trabalhadores e entidades de classe estão questionando na Justiça a sua aplicação como índice de correção monetária do FGTS e pedem a aplicação de outro índice que represente a real inflação do país”, explicou o presidente do Sindicato, Rodrigo Callais.

Callais acrescenta que se a ação do Sindicato, que faz parte de um conjunto de outras com o mesmo objetivo, for julgada favorável no dia 13, todos os trabalhadores da base terão direito.