Em Live, Sindicato apresenta nova identidade e trabalho dos primeiros 100 dias

Em Live realizada nesta terça-feira, 29, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado apresentou sua nova identidade visual e sigla fantasia: SINTRAHG. O objetivo, segundo o presidente Rodrigo Callais, é representar melhor na marca as duas categorias que fazem parte da base do Sindicato – hotelaria e gastronomia – além de modernizar o trabalho de comunicação.

Fundado no final da década de 1980, o Sindicato ainda conservava a mesma identidade inicial, na qual estava representado com foco apenas o segmento dos trabalhadores da hotelaria, com a sigla Sindihoteleiro, porque esta era a maior categoria na época. Porém, faltava dar o destaque necessário ao setor da gastronomia que cresceu muito, se tornando de grande importância, ao lado da hotelaria. “Agora, com a nova identidade, SINTRAHG, finalmente isso está resolvido e fazemos justiça com equidade entre os dois setores de trabalhadores mais importantes para a economia de Gramado que compõem o nosso Sindicato”, afirmou Callais. O nome de registro do SINTRAHG permanecerá Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado, o que mudou é o nome fantasia da entidade.

Live inaugurou novo site, marca e marcou 100 dias de mandato do sindicato

100 dias de muito trabalho

A principal luta nesses primeiros 100 dias da nova gestão que assumiu o SINTRAHG em março deste ano, tendo Rodrigo Callais à frente, tem sido enfrentar a pandemia. Por um lado, a entidade uniu forças com os empresários do setor na campanha A FOME NÃO ESPERA, que arrecadou e doou mais de 80 cestas básicas para as famílias necessitadas, entre os meses de maio e junho.

Por outro lado, o Sindicato tem participado ativamente da luta pela Vacina Já, ao lado da CTB e das demais centrais sindicais brasileiras. “A vacinação de todos e todas, o mais rápido possível, é o caminho para superarmos a pandemia e retomar a economia e os empregos”, completou Callais. Ele lembrou que o SINTRAHG também se somou na luta por auxílio-emergencial de R$ 600, proteção aos empregos e auxílio às pequenas e médias empresas, além de denunciar o negacionismo do governo que levou a mais de 500 mil vidas perdidas no Brasil.

Outro destaque da atuação do SINTRAHG nesse período tem sido a realização das assembleias para aprovação da Taxa de Serviço, pois são Acordos Coletivos de Trabalho que beneficiam a categoria. O Sindicato também tem garantido vitórias na área jurídica, como nas ações que garantem a restituição de valores descontados indevidamente do INSS no aviso-prévio e o pagamento integral dos direitos para quem foi demitido no início da pandemia.

Futuro

Callais é otimista com o futuro e a retomada do setor do turismo em Gramado. Mas ele avalia que é preciso garantir a valorização das categorias profissionais que têm se dedicado tanto para fazer de Gramado um dos destinos mais importantes do Brasil e da América Latina. “São os trabalhadores e as trabalhadoras que atuam na hotelaria e na gastronomia que, com a qualidade do seu trabalho e sua dedicação, fazem o sucesso da economia da nossa cidade. Por isso precisam ser valorizados”, enfatizou.

A Live contou com as presenças do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo; do presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor; da da diretora de Juventude Trabalhadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e diretora de Formação da CTB Jovem, Beatriz Calheiro e do jornalista responsável pela nova identidade do Sindicato, Clomar Porto.