Senado aprova afastamento de gestantes do trabalho presencial durante a pandemia

O Senado aprovou a proposta da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) que determina o afastamento da gestante do trabalho presencial durante a pandemia, para proteger essas mulheres da contaminação pelo coronavírus.

Conforme o Projeto de Lei da deputada e outras 15 parlamentares, a gestante ficará à disposição para trabalho remoto. O texto foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), cuja redação esclarece que não haverá prejuízo à remuneração da gestante.

“Além do acesso das gestantes a serviços de saúde adequados, entendo que, com urgência, deve-se diminuir o risco de que sejam infectadas”, disse a relatora. “O isolamento social é a forma mais eficaz de evitar a Covid-19, e qualquer infecção grave pode comprometer a evolução da gestação”, afirmam as autoras.

Segundo o presidente do Sindicato, Rodrigo Callais, a medida é muito importante porque a mulher não pode, jamais, ser penalizada pelo fato de ser mãe, ser geradora da vida. “É uma questão de humanidade, segurança e saúde para as mulheres trabalhadoras que estão em seu período de gestação”, completou.

Agora a matéria segue para sansão do executivo.

Com agências.

SINTRAHG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.