SINTRAHG inaugura nova sede

Um dia histórico para a classe trabalhadora de Gramado e região da serra: assim foi este 17 de junho, data na qual o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na hotelaria e gastronomia de Gramado, SINTRAHG, inaugurou sua nova sede própria. Ela fica localizada na rua João Carniel, 190, no bairro Carniel.

Foi um evento carregado de emoção, já que significou a realização de um sonho há muito acalentado pela categoria e a direção do sindicato. “Este é um momento muito especial para nós do Sindicato, também porque essa inauguração se dá nos 35 anos da nossa entidade! E vejam o quanto nós avançamos, e o quanto a luta daqueles e daquelas que vieram antes de nós valeu a pena!”, exclamou o presidente do SINTRAHG, Rodrigo Callais.

Após o descerramento de uma placa e o tradicional corte da fita que marca a inauguração, houve um ato político representativo, o primeiro no auditório do novo prédio.

O vereador, Cícero Altraiter, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, parabenizou o SINTRAHG e reiterou o papel social que o sindicato possui no município e na região.

O vice-prefeito do município, Luia Barbacovi, esteve no ato representando o executivo municipal. Disse que se trata de uma conquista histórica. “Pra nós, Gramadenses, cidade que é reconhecida pelo seu turismo, devemos muito aos setores da hotelaria e gastronomia. E o papel do sindicato tem sido muito importante nas negociações e na relação de representação de alto nível que exerce”.

O presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, disse que é perceptível, em Gramado, a referência que o SINTRAHG representa para os trabalhadores e trabalhadoras. O presidente da CTB também aproveitou a sua mensagem para defender uma outra visão para o Banco Central, que precisa diminuir os juros para gerar desenvolvimento. Ele também ressaltou o quanto os sindicatos sofreram com ataques aos direitos e a própria existência das entidades.

Já o presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor, ao cumprimentar a direção do SINTRAHG, fez questão de reconhecer a importância do sindicato para as lutas sociais na região e no estado. “Essa casa nova, acolhedora, é um símbolo dessa luta em defesa da categoria. Em nome de todos os sindicatos da CTB, nossos cumprimentos pelo trabalho e pelas conquistas do SINTRAHG.”

O presidente da Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro do RS, FECHS/RS e do Sindicato no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul SINTRAHTUR, Jair Ubirajara da Silva, trouxe o abraço do segmento em nível nacional e fez um importante registro sobre a história de lutas e os desafios enfrentados pelo setor e pelo SINTRAHG.

Simone Goulart, presidente do SintraturhPel, sindicato coirmão de Pelotas, na região sul, disse que a conquista do SINTRAHG, com sua nova sede, representa muito para o setor como um todo. Ela também fez questão de lembrar da importância do trabalho de apoio que o sindicato da serra deu na reconstrução do sindicato em Pelotas.

Callais, disse que “este é um momento muito especial para nós do Sindicato, também porque essa inauguração se dá nos 35 anos da nossa entidade! E vejam o quanto nós avançamos, e o quanto a luta daqueles e daquelas que vieram antes de nós valeu a pena!”

Ainda, segundo ele, quem vê as imagens de cartão postal que caracterizam Gramado, “não sabe que por trás disso há milhares de pessoas que lutam no dia a dia, que têm seus sonhos e suas dores! Sonham em melhorar de vida, em ter sua casa própria, que ainda é quase inalcançável nesta cidade. Sonham em ter mais tempo com a família e não precisar trabalhar tanto, por tantas horas. Sonham em ter mais espaços de lazer e convivência, em ter seus direitos respeitados, ser valorizados no padrão que Gramado vende para o mundo! É por isso que o sindicato existe! Para lutar por essas pessoas!”, disse emocionado.

E concluiu dizendo que “são sonhos e lutas generosos, que necessitam de um sindicato forte e presente. Integrado na luta geral da classe trabalhadora, através da união de forças com a CTB e os movimentos sociais brasileiros: porque também sonhamos com um país livre, mais justo, com valorização do trabalho, mais e melhores empregos, livre do ódio, do racismo e dos preconceitos, com direitos para as mulheres, a juventude, a população LGBTQIA+. O Brasil é de todos! Então, nesses 35 anos do SINTRAHG, chegamos a uma importante conquista: a nova sede do sindicato. Aqui há muito mais que concreto, ferro e aço. Há uma história de união, de lutas e conquistas.”

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CATEGORIA


Outro que estava bastante emocionado na inauguração foi o tesoureiro da entidade, Moacir Wasem. Ele destacou que o investimento na nova sede significa mais qualidade para o acesso e os atendimentos que a categoria recebe, além disso trata-se da valorização do patrimônio. “Essa é uma grande conquista para nossa categoria e um investimento que consolida um patrimônio muito importante”, completou.

O vice-presidente, Marcionil Rodrigues Martins, também reforçou a relevância da inauguração: “há muitos anos que estamos construindo esse projeto, que faz parte dos esforços de muitas diretorias e que, finalmente, tornou-se realidade”, afirmou.

Após o ato político, houve um coquetel de confraternização e a apresentação do grupo musical Unamérica.

Fotos: Rodrigo Positivo

SINTRAHG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.