TOMA POSSE A NOVA DIRETORIA

NOVA DIREÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO HOTELEIRO DE GRAMADO TOMA POSSE
“O Jovem Rodrigo Callais assume a presidência até 2025”
Neste sábado, 20, tomou posse a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado, cujo novo presidente é Rodrigo Callais, 37 anos, tendo como vice Marcionil Rodrigues Martins, que fora presidente na última gestão. A nova diretoria do sindicato conta com 18 integrantes e tem mandato até 2025.
Segundo o novo presidente, o principal desafio será a renovação do sindicato. “Vamos dar continuidade ao trabalho que vem dando certo e é reconhecido pela categoria, e iremos tornar o sindicato ainda mais representativo, moderno e conectado nas necessidades e lutas da nossa categoria: pelos nossos direitos, condições dignas de trabalho, assistência, acolhimento e lazer, para os sócios e suas famílias”.
Callais acrescenta que “a nossa nova diretoria é representativa e está motivada; é com essa união que vamos seguir avançando. É com essa união que vamos lutar juntos e vencer essa pandemia. Agora, nossa prioridade é unir forças com toda a sociedade para proteger a vida, os empregos e a renda dos trabalhadores e trabalhadoras”.
VACINA JÁ
Uma das primeiras iniciativas da nova direção do Sindicato é a campanha pela “vacinação já”, pois entende que é o único caminho seguro para retomar a economia e a vida normal. A entidade também irá fortalecer a mobilização social pelo auxílio emergencial para os desempregados e apoio às micro e pequenas empresas para que não fechem, além de seguir a luta pela proteção para os que estão empregados para que não se percam mais postos de trabalho.
Outra iniciativa deverá ser uma nova campanha solidária para arrecadação de alimentos, tendo em vista o grande número de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia. “Parece que o auxílio-emergencial será aprovado com um valor muito baixo, diferente do valor que vínhamos pleiteando, de R$ 600. Por conta disso, não podemos deixar as pessoas ao relento, sem apoio. Vamos unir forças com a comunidade para ajudar quem mais precisa”, afirmou Callais.
FORTALECER O SINDICATO
Callais chamou a atenção para o papel social do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado, que é o maior da cidade e um dos mais importantes da região.
“Algumas pessoas que não conhecem o trabalho do Sindicato, dizem que a entidade é contra as empresas. Isso é um absurdo completo! Não somos contra, pelo contrário, somos a favor do desenvolvimento e de empresas cada vez mais fortes, assim teremos mais empregos e bem-estar para quem trabalha. Porém as empresas precisam respeitar os direitos e valorizar seus trabalhadores. O papel do Sindicato é fiscalizar e lutar coletivamente, ao lado da categoria, para que isso aconteça!”, enfatizou Callais.
Por isso é prioridade para a nova gestão ampliar o trabalho social do Sindicato e sua inserção no dia a dia da cidade; além disso, será realizada uma campanha de sócios permanente, porque é a força coletiva do Sindicato que pode se traduzir em mais direitos e benefícios para a categoria. O vice-presidente, Marcionil, critica a chamada reforma Trabalhista, que só serviu para diminuir direitos e não gerou mais empregos como era prometido.
“A reforma trabalhista veio para tirar direitos e para que o trabalhador negocie sozinho com o patrão, o que é uma fragilização na relação entre capital e trabalho. Por causa disso nós vamos fortalecer cada vez mais a ideia de que, com o Sindicato forte, o trabalhador jamais ficará sozinho”, completou.
VALORIZAR A CATEGORIA
Callais ainda destacou que a valorização da categoria será a pauta permanente do Sindicato. “Os trabalhadores e as trabalhadoras do nosso setor sofreram muito com a pandemia, e ainda estão sofrendo. Além de estar na linha de frente, muitos perderam seus empregos ou tiveram de ficar com contrato suspenso. Nós não mediremos esforços pela recuperação do setor, da renda e dos empregos da nossa categoria. Com o nosso Sindicato forte os trabalhadores e as trabalhadoras jamais estarão sozinhos!”, concluiu.
O presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do RS (FECHS), Jair Ubirajara da Silva, empossou a nova direção em uma cerimônia reduzida e com respeito às normas de segurança e distanciamento. “Tive o privilégio de ver a evolução e o comprometimento do Presidente Rodrigo, que é uma pessoa comprometida com a classe trabalhadora. Também sei que tudo que é novo é um desafio que apresenta obstáculos, mas a caminhada para quem sabe o que quer e será em prol da vitória de uma sociedade mais justa e igualitária entre homens e mulheres.” Jair também fez questão de exaltar o papel da nova diretoria que dará continuidade ao trabalho das gestões anteriores. “Parabéns o sucesso está com aqueles que fazem por merecer, vida longa a essa diretoria, vida longa a essa entidade de classe.”
A intenção da nova diretoria do Sindicato é realizar uma posse festiva, reunindo a categoria, tão logo passe a pandemia.